terça-feira, 23 de março de 2010

DIALOGO MÁGIDO

Quando solicitamos ajuda, recebemos um conselho muito importante:  


"TENTE O DIALOGO!!!"

isto já se tornou uma espécie de moda, os apelos nos cartazes publicitários,  nas palestras, na imprensa escrita, falada e na midia em geral convocando e até encorajando as pessoas a buscar o diálogo.  

Mas o que acontece? - Nunca se falou tanto em diálogo como agora e nunca se viu tanto "mal-entendido".

Algumas pessoas até desistem, alegando que já tentaram de tudo e é sempre a mesma coisa - DESGASTE - e eu me pergunto:

-Como é que estamos utilizando esse tal "diálogo"?

O que percebo é que nós utilizamos um diálogo viciado. Sabe por que?

Porque eu falo das "coisas" do outro, as culpas que o outro tem pelo que tem acontecido comigo e isso provoca, no outro, logicamente, um estado de prontidão e defesa que tenta se proteger das possíveis agressões que está sofrendo.

Esse comportamento produz um resultado: "JOGO DE PERDE OU GANHA".

Nas relações interpessoais não há vantagem em ganhar o jogo, afinal simplesmente identificar o "culpado" pelos meus sentimentos não alivia em nada e a conclusão a que podemos chegar é simplesmente um jogo de "PERDE - PERDE", todos saem perdendo e o diálogo não flui e nem contribui para a construção de uma relação mais harmônica. 
Veja o exemplo:
"Voce não me respeita porque fez isto... aquilo...etc"
"Voce me rejeitou naquele dia... voce... voce... "

A resposta do outro é sempre uma defesa:

"Foi voce que...foi voce que..." 
enfim, um aponta pro outro o tempo todo, estabelecendo-se o "pingue-pongue" interminável que chamamos de JOGO DO SEM-FIM.
As pessoas envolvidas saem do diálogo como se saissem de uma guerra.
(Tente lembrar do seu último diálogo com alguem quando tentava resolver um conflito)

Achamos que os grandes promotores dos eternos "diálogos" , vide "reunião de família", "jogo da verdade", ainda não perceberam essa dinâmica e continuam a insistir. Em contra-partida as pessoas se fecham cada vez mais e se distanciam umas das outras rompendo relações promissoras.

O que estamos propondo é que modifiquemos esse formato, vamos transformar o "diálogo viciado" em um "diálogo mágico".

De que forma? - Seguindo o mesmo exemplo:

Em vez de: “Você me desrespeitou naquele dia...”.
Experimente: “Me sinto desrespeitado (a) quando...”.

Em vez de: “Você me rejeitou naquele dia...”.
Experimente: Me sinto rejeitado (a) quando...

Desta forma, você não acusa ninguém, não aponta pra ninguém, só fala como está se sentindo quando está se relacionando com o outro.O que a ação do outro tem provocado em voce.Isso não quer dizer que o outro teve a "intenção" de ferir voce, afinal de bem intencionados o inferno está cheio.
Quando você trilha por esse caminho, abre espaço para que o outro possa repensar na "forma" como agiu e assim compreender melhor a dinamica afetiva que está envolvida nessa relação.
O outro terá a oportunidade de rever sua postura. “Puxa, eu não imaginava que poderia te causar tanto incomodo”.

Esse “Diálogo Mágico” que estamos propondo, é nada mais que uma oportunidade que cada um tem de se mostrar sem se sentir ameaçado e não precisar se armar tanto.

Então, vamos tentar??? Tenhamos coragem de chegar próximo das pessoas que nos são importantes e lhes mostrar como nos sentimos diante delas em qualquer situação.

LEMBRE-SE: Não confunda: “Se entregar por inteiro ao outro” - Com: “Ficar a mercê do outro, sem proteção e ameaçado”.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário